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Musculação para todos: Vamos começar a treinar?

Se você está procurando por um por exercício realmente democrático para começar a treinar, saiba que a musculação pode ser ajustada para todos.
Como todos já estamos cansados de saber, praticar uma atividade física é essencial para quem deseja garantir uma vida com mais saúde, qualidade de vida e bem-estar. No entanto, sabemos também que com a correria do dia a dia, não é mais tão fácil realizar esportes coletivos na companhia dos amigos, logo um treinamento individual de qualidade se faz extremamente necessário. Investir em treinos de musculação é uma alternativa capaz de suprir todas as necessidades do corpo de forma simples, rápida e adivinhe…super inclusiva.

Conheça cinco grupos, com idades e objetivos distintos, que mostram que a musculação é sim para todos:

Musculação para todos: para quem quer emagrecer
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a musculação realmente emagrece. Com crescente ganho do volume muscular, o nosso metabolismo se torna mais acelerado e faz com que nosso organismo queime muito mais calorias do que o de uma pessoa sedentária.
Mas não se deixe confundir e nem se levar apenas pelos números da balança: com os exercícios regulares, a tendência é que você perca gordura, mas ganhe massa magra e, apesar de tudo, massa muscular também pesa.

Musculação para todos: as crianças também são bem-vindas
Desde de pequeno já é possível começar os treinos na academia. Na contramão do que dizem os mitos, malhar não atrapalha no crescimento e desenvolvimento dos pequenos, mas, quando realizado sob a supervisão de profissionais capacitados, agrega inúmeros benefícios para vida toda. Coordenação motora, força, desenvolvimento do organismo, resistência, equilíbrio e velocidade são alguns dos benefícios adquiridos com a atividade.

Musculação para todos: mais qualidade de vida para os idosos
A terceira idade é recheada de tabus. Um dos mais populares é de que idosos não podem ou não conseguem mais praticar esportes. Acompanhado por um profissional capacitado e com a liberação de um médico especializado, a musculação pode ser um excelente aliado na melhor idade justamente por ajudar no desenvolvimento do condicionamento cardiorrespiratório, no aumento da flexibilidade e até mesmo na recuperação da autoestima.

Musculação para todos: complemento para esportistas
Mesmo se você já tem o hábito de praticar outras atividades físicas, saiba que a musculação vai te servir como base para o aprimoramento de outros esportes, uma vez que você vai ganhar mais força, resistência e volume muscular durante os treinos.

Musculação para todos: para quem quer dormir melhor
Cansado de dormir mal ou conviver diariamente com sono picado e de péssima qualidade? Assim como qualquer prática esportiva regular, a musculação pode resultar em um acréscimo de até 37% de período de sono profundo. E vamos combinar, depois de um longo dia de trabalho somado a um treino pesado, vai ser difícil você permanecer acordado por muito tempo.

Já conseguimos te convencer? Agende a sua aula experimental e venha conferir de pertinho como, aqui na Cia Athletica, musculação é de fato para todos.

Exercício aeróbico antes ou depois do treino?

Uma das perguntas que os profissionais de educação física mais escutam durante o dia a dia é “faço exercício aeróbico antes ou depois do treino?”. A verdade é que tudo vai depender do seu tipo de treinamento e do resultado desejado.

Exercício aeróbico antes da musculação
Fazer o exercício aeróbico antes da musculação é o ideal para quem quer aperfeiçoar a resistência para práticas esportivas como longas corridas. Além de começar o treinamento descansado, ao fazer o exercício aeróbico antes do treino, permitirá que você realize atividades com maior grau de intensidade. O treinamento aeróbico constante traz benefícios como uma melhora na distribuição de oxigênio no corpo e condicionamento para atividades de maior duração.

Exercício aeróbico depois da musculação
Agora, se seu objetivo pessoal for aumentar a sua massa muscular, indicamos que você realize primeiro o treino de musculação. Assim como no exemplo anterior, dessa forma será possível realizar com mais dedicação e potência o exercício dedicado. Se o aeróbico for realizado antes do treino de musculação, a sua musculatura estará fatigada e prejudicará nos ganhos musculares.

Exercício aeróbico entre as séries de musculação
Uma prática é a realização dos exercícios aeróbicos entre os intervalos das atividades de musculação. O caminho é indicado para quem busca emagrecer rapidamente e definir a musculatura.
O método, que também é conhecido como circuito pode ser feito de forma que a intensidade seja bem elevada, possibilitando um grande consumo energético durante a prática onde o seu metabolismo permanecerá acelerado por até 48 horas depois do treino. Esse treinamento é conhecido por ser curto e de muita intensidade.
A verdade é que não existe um consenso estabelecido sobre se devemos realizar o exercício aeróbico antes ou depois do treino. O ideal é que antes de qualquer atividade, você converse com um profissional especializado para que seja planejada uma estratégia perfeita para conquista dos objetivos, seja ela voltada para o “crescimento” muscular, emagrecimento ou a resistência física.

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4 coisas que você precisa saber sobre definição muscular

Definição muscular é um dos melhores remédios para elevar a autoestima. E quem entra numa academia quer normalmente atingir esses dois objetivos. A boa notícia é que, com esforço e dedicação, qualquer um pode conseguir.
Para saber como, confira neste post 4 dicas que vão ajudá-lo a entender o que é e como conseguir a sonhada definição muscular.

Treino para definição: hipertrofia também é aliada

É importante que o aluno defina qual tipo de definição muscular quer conquistar. A avaliação física é o primeiro passo nesta direção. Se a intenção é realizar um treino para definição é preciso estimular isso com exercícios para hipertrofia.
O gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira,  explica que quase sempre é preciso fazer um trabalho de ganho de massa quando se pensa em definição muscular.

“AO QUERER DEFINIR SEM AUMENTAR A MASSA MUSCULAR, MESMO QUE UMA PESSOA TENHA BAIXA PORCENTAGEM DE GORDURA, ELA DEVE USAR MÉTODOS DE HIPERTROFIA”, DIZ FERREIRA.

treino hipertrofia é, em geral, constituído de 3 ou 4 séries com 8 a 12 repetições dos exercícios para definir o corpo.
Você vai trabalhar, separadamente, todos os grupamentos musculares de forma intensa, próximo ao máximo de peso que consegue aguentar para determinado número de repetições.

1) Treino para definição muscular: corro o risco de ficar marombado? 

Uma preocupação comum aos iniciantes é achar que ao fazer um trabalho de hipertrofia, o treino para definição muscular vai deixá-los “grandes demais” ou “muito marombados”, na linguagem conhecida do mundo fitness.
Não se preocupe! Para se tornar um Arnold Schwarzenegger é preciso anos de treino muito intenso e quantidades cavalares de suplementos alimentares.
Com o devido treinamento, os ganhos musculares são sempre graduais e, obviamente, auxiliarão na definição muscular.

2) Como definir o corpo: aeróbicos ajudam a queimar gordura 

“A aparência dos músculos está relacionada a uma baixa camada de gordura abaixo da pele”, reforça Cacá Ferreira.
Se a pessoa ganhar músculos sem perder gordura vai desenvolver uma aparência mais inchada, mas para ter definição muscular é preciso promover a perda de gordura.
Quando se pensa em definir o corpo, é mais importante olhar as medidas do que o peso em si. O treino para definição muscular pode fazer a pessoa ganhar peso (de músculos), mesmo perdendo gordura.
Além de cuidar da alimentação, é importante realizar exercícios aeróbicos para transformar a gordura no principal combustível para o corpo.
No treino para definição muscular são acrescentados exercícios aeróbicos como:

  • Corrida;
  • Natação;
  • Caminhada;
  • Boxe;
  • Futebol;
  • Dança.

O treinamento aeróbico pode ser realizado logo em seguida ao trabalho de hipertrofia, para potencializar a queima de gordura.
Quer saber por quê? Veja no artigo “Cardio: Antes ou depois da musculação? Cia Athletica Responde!”

3) Dieta para definição muscular: boa alimentação é a base

Existe uma famosa frase que faz todo o sentido quando se fala em definição muscular: “você é o que come”. A alimentação é importante tanto para o processo de hipertrofia quanto para a perda de gordura.
Quando se pensa em como ter músculos rápido, é necessário o consumo de carboidratos e proteínas. Os primeiros serão o principal combustível, tanto durante o treino de definição, quanto na regeneração muscular.
Não cometa o erro de achar que, para queimar gordura e definir músculos, não é preciso comer.
As proteínas, além de serem fundamentais para a hipertrofia, ajudam a acelerar o metabolismo, o que também favorece a perda de gordura.
O ideal é fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas, para manter o nível de energia adequado durante todo o dia. Além disso, essa regularidade também favorece o metabolismo.
A necessidade de suplementos alimentares – como a maltodextrina (carboidrato) e o whey protein (proteína), por exemplo – varia de acordo com a intensidade e o objetivo. Para um programa alimentar mais preciso, recomenda-se a consulta com um nutricionista especializado em esporte.

4) Exercícios para definir o corpo: bom sono é outro aliado

Enquanto a pessoa dorme acontece a reparação das células que se destruíram durante o treinamento. Por isso, quanto mais intenso o treino de definição, mais importante se torna uma boa noite de sono.
É durante o sono que o corpo produz o hormônio do crescimento (GH, do inglês Growth Hormone) e faz a síntese proteica, que são processos essenciais para hipertrofia.
O bom descanso também é o que vai permitir que o praticante tenha as condições ideais para o treinamento do dia seguinte. Mas é preciso equilíbrio.
O ideal é dormir em torno de 8 horas por dia. É preciso ter cuidado para não estender esse momento de sono para um período maior do que o corpo já está acostumado, alterando o relógio biológico pessoal.
O melhor é tentar dormir sempre a mesma quantidade de horas, no mesmo horário.
Então, seguindo essas 4 dicas e tendo a orientação de um bom profissional de educação física, a pessoa vai atingir seus objetivos.
Definir os músculos não é tarefa simples, exige dedicação quase diária e esforço.
Os resultados, porém, são extremamente recompensadores para quem está disposto a enfrentar o desafio.